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HAPS-DA
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Id:126 - (1049)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP/ASPLAN*.
Título:Diretrizes para a atuação institucional no processo de implantação do Sistema Único de Saúde ..-
Fonte:Brasília; s.n; 1980. 15 p. .
Resumo:Trata-se um documento denominado “ Diretrizes para atuação institucional do processo de implantação do Sistema Único de Saúde” elaborado pela Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Fundação SESP. O documento tinha como objetivo contribuir na participação dos Órgãos Regionais da Fundação SESP, a fim de colaborar com a criação das Secretarias de Saúde e consequentemente na implantação do SUS, visando uma uniformidade das ações institucionais. Eram três as diretrizes determinadas pelo documento, a saber: 1 - Integração e transferência para as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Saúde, da experiência acumulada nas áreas de administração de recursos humanos, de materiais, coordenação técnico-administrativa dos programas de saúde/saneamento, supervisão e planejamento. Sobre esse primeiro eixo as ações se resumiam em um trabalho conjunto com os técnicos da Fundação SESP, nos níveis Central e regional de Saúde do Estado, além de pensar em rotinas de trabalho na área administrativa e planejamento, para órgãos de Saúde Estaduais. 2 - Assessoria aos municípios, objetivando capacita-los a assumir o papel do SUS. Nesse eixo a proposta era que a assessoria do SESP auxiliasse os municípios, com a premissa de que deveria ser levado em conta o nível em que se encontrava o processo de municipalização no Estado. O documento ressalta que o SESP deveria priorizar a atuação junto com o município e não assumir, embora isso fosse possível caso o município não tivesse condição de fazer. Caso o SESP assumisse eram atribuídas funções tanto para a fundação quanto para o município. Uma dessas atribuições que ganha destaque no documento é a atribuição ao município da criação do Conselho Municipal de Saúde (primeira vez que o termo e a ideia aparecem nos documentos)Ainda nesse eixo são elencados 10 linhas que compõe a “Estratégia e atuação da Comissão Regional de Municipalização” e pensando no aprimoramento das atividades das comissões previstas o documento propõe um treinamento que conteria informações relacionadas as políticas de saúde (nacional/estadual), a planejamento, noções de estatística e epidemiologia básica e elaboração do plano de treinamento estadual. Esse treinamento era previsto para acontecer de forma regionalizada e com debates em grupo. Por fim, esse eixo das questões relacionadas a elaboração do plano municipal de saúde, sobre esse tema ganha destaque a premissa de que esse Plano deveria ser formulado pela Comissão Regional de Municipalização, representantes do estado, município e população, em estreita sintonia com a política estadual de saúde e saneamento. 3 - Utilização de pessoal e de unidades de serviço do SESP na preparação e desenvolvimento dos recursos humanos para o SUS e para pesquisa operacional na área de saúde/saneamento básico.Nesse item fica estabelecido uma estratégia de ação onde algumas medidas são previstas, tais como: o tipo e número de unidades de serviço, os requisitos a serem observados quando da definição de unidades de cursos e treinamentos; bem como os cursos e treinamentos a serem ministrados, contendo informações como área, treinamento e tipos de cursos, além da identificação de pessoal técnico preparado para a realização de tal medida.
Descritores:Sistema Único de Saúde
Serviço Especial de Saúde Pública
Municipalização
Localização:FSESP/A/00/OF/00/389

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HAPS-DA
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Id:58 - (981)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Programa de trabalho para o ano de 1961 ..-
Fonte:s.l; s.n; Jan 18, 1961. 8 p. .
Resumo:Trata-se do “Programa de Trabalho para o ano de 1961”da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, escrito pelo superintendente Dr.Henrique Maia Penido em 06 de janeiro de 1961, publicado em 19 de janeiro desse mesmo ano. Logo no início desse material, há um resgate breve das ações do SESP antes dele virar Fundação, período correspondente a 1942-1960. Com destaque para o ano de 1949 marcado pelo o que ele chama de “período de expansão” das atividades do SESP, nesse ano em alguns estados do nordeste, foi organizado serviços médicos-sanitários visando a melhoria da saúde da população, bem como fornecer estrutura para a constituição de centros de treinamento para as organizações estaduais de saúde. O documento segue pontuando eventos importantes que aconteceram ao longo dos 18 anos em que a fundação ainda não havia sido institucionalizada. Ganha destaque o trecho em que relata os diferentes tipos de convênios existentes a partir de 1954, eram três modalidades, a saber: a primeira em que a Fundação se responsabilizava integralmente pela realização do trabalho em determinadas áreas; a segunda em que a Fundação atuava através de um serviço comum; e a terceira em que a Fundação se limitava a prestar assistência técnica, aperfeiçoar pessoal e colaborar financeiramente na solução de problemas de importância para determinada área. Esse programa de trabalho apresentado para o ano de 1961 compreendia na operação e manutenção de unidades sanitárias, unidades hospitalares e unidades mistas (hospitais e centros de saúde).O documento segue pontuando as ações previstas para cada plano de trabalho proposto e por fim pontua nas suas conclusões que para a realização dos trabalhos a Fundação contava com apoio de técnicos e funcionários que pertenciam ao antigo Serviço Especial de Saúde Pública e apresenta um orçamento previsto.
Descritores:História da Saúde
Serviço Especial de Saúde Pública
Planos, programas e projetos de saúde
Localização:FSESP/A/00/OF/00/80



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História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

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